Projeto da Votorantim Cimentos é reconhecido como mais inovador na América Latina

21/01/2016, 15h17

Pesquisa mostra que a destinação correta dos passivos de grandes mineradoras em cimenteiras diminui o impacto ambiental e contribui para a redução de CO2

 

A Votorantim Cimentos recebeu o Prêmio Clemente Greco, na categoria Melhor Projeto de Inovação, Ambiental ou de Sustentabilidade do Cimento. O projeto vencedor “Uso de escórias não tradicionais como adição aos cimentos da Votorantim Cimentos” apresenta uma inovação de impacto tanto na destinação do passivo das grandes mineradoras – as escórias ácidas – quanto no meio ambiente, já que o cimento é produzido com menos emissão de CO2.

Implantado com sucesso nas fábricas da Votorantim Cimentos, o uso das escórias como adição já provocou uma queda de 10% no uso do clínquer das fábricas da Votorantim Cimentos da região sudeste, que é resultante da calcinação de uma mistura de calcário, argila e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro, entre 2013 e 2015.

A cerimônia de entrega foi realizada no último dia 24, durante o Congresso CBI Brazil & LatAm 2016. A empresa também foi premiada em 2015, pela mesma categoria, devido à redução na emissão de gases em 50% com o uso da pozolana de argila calcinada para substituir o clínquer na produção de cimento em sua fábrica localizada em Porto Velho.