Nosso apoio à educação em tempos de pandemia

10/03/2021, 18h04

Em 2021, realizaremos o programa Parceria pela Valorização da Educação em 19 municípios brasileiros

 

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa promovida, desde 2008, pelo Instituto Votorantim e pelas empresas investidas e parceiras da Votorantim em municípios de todo o país, comprometidas com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades. Em 2021, nós, da Votorantim Cimentos, seremos responsáveis pelo desenvolvimento do programa em 19 municípios localizados em 11 Estados.

As cidades que apoiaremos a realização do PVE são Edealina (GO), Nobres (MT), Corumbá (MS), Ladário (MS), Capanema (PA), Primavera (PA), Xambioá (TO), Camaçari (BA), Laranjeiras (SE), Trindade (PE), Vidal Ramos (SC), Capivari de Baixo (SC), Rio Branco do Sul (PR), Almirante Tamandaré (PR), Pinheiro Machado (RS), Esteio (RS), Itaú de Minas (MG), Salto de Pirapora (SP) e Limeira (SP).

 

Capacitação da Gestores de Ensino

Neste período de pandemia do novo coronavírus, como as redes de ensino devem realizar o retorno às aulas? De que forma garantir a qualidade da educação que está dividida em aulas presenciais e on-line? Essas e outras questões foram abordadas por especialistas no Seminário de Educação do PVE 2021. Realizado de forma on-line, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o evento contou com a participação de diversos especialistas para debater a educação em tempos de pandemia, como garantir o retorno seguro às aulas e a qualidade da educação. No evento, nosso CEO Global, Marcelo Castelli, destacou o compromisso de longo prazo da companhia para estimular a formação de cidadãos.

A nossa atuação é pautada por uma perspectiva de transformação, com o objetivo de gerar impacto positivo e construção. Nesse sentido, o PVE está conectado ao nosso negócio porque ao fortalecermos a educação, contribuímos para promover a cidadania e para formar o capital social do país, estimulando o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Castelli.

Além do Seminário, o PVE também contou com um evento de pactuação, realizado no dia 25 de fevereiro, com a participação on-line de mobilizadores do programa e secretários municipais de Educação para a formalizar a participação em 2021.

O programa será executado em quatro ciclos de atividades, por meio das frentes de Fortalecimento da Gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade.

Saiba mais sobre a Parceria Pela Valorização da Educação (PVE) clicando aqui.

 

Compromissos de Sustentabilidade para 2030

O PVE é um exemplo de iniciativa que pode auxiliar a transformar a realidade das comunidades onde atuamos por meio da melhora da qualidade de ensino. Ações como essas reforçam os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030, sendo um de seus pilares o comprometimento na geração de valor compartilhado nas comunidades onde atuamos.

Leia mais sobre os nossos compromissos e seus pilares clicando aqui ou escute o nosso podcast, disponível no Spotify, clicando aqui.