Assinamos contrato de aquisição de energia limpa proveniente de parque solar em Minas Gerais

18/01/2024, 16h57

Com a iniciativa, em parceria com a Atlas Renewable Energy, pretendemos alcançar 75% do consumo de energia renovável no Brasil 

Com orgulho, anunciamos a assinatura de um PPA – Power Purchase Agreement (Contrato de Aquisição de Energia Elétrica) com a Atlas Renewable Energy, líder internacional em geração de energia renovável para o mercado corporativo, para obter 100 MW médios de energia solar por 15 anos.  

O projeto visa contribuir para o abastecimento das nossas unidades produtivas localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O novo parque solar será responsável por cerca de um terço do nosso consumo energético, equivalente ao fornecimento de energia para 424 mil residências. Por meio do PPA, avançamos em nossa estratégia de descarbonização, que possui o uso de energia renovável como um dos pilares estratégicos. 

A nova geração de energia será proveniente do Projeto Solar Luiz Carlos, localizado no município de Paracatu (MG), que possuirá a capacidade instalada de 787 MWp, dos quais quase dois terços (470 MWp) serão destinados às nossas unidades.  

O projeto faz parte do nosso portfólio de investimentos para aumentar a nossa competitividade estrutural, garantindo um crescimento sustentável. “Esse projeto é um passo importante para nossa jornada de descarbonização e está alinhado aos nossos Compromissos de Sustentabilidade 2030. Em todas as regiões em que atuamos, nosso foco é intensificar a eficiência e incorporar o uso de energia renovável, aumentando o volume de energia limpa autoproduzida que consumimos e, consequentemente, a nossa competitividade, gerando benefícios para a sociedade e para o planeta”, diz Álvaro Lorenz, nosso diretor global de Sustentabilidade. 

A nossa meta é ter 45% da energia consumida globalmente oriunda de fontes renováveis até 2030. Com esse novo projeto, 75% da energia consumida por nós, no Brasil, será proveniente de fontes limpas. 

Desde a nossa fundação, nos preocupamos com a geração de energia própria para a produção de nossas fábricas. No estado da Bahia, operamos a concessão da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, de 160 megawatts, além de possuirmos quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em outras localidades e termos a participação no consórcio da Usina Hidrelétrica (UHE) Machadinho, no Sul do Brasil. 

Em 2022, também fechamos um acordo com a Auren para a construção de um parque eólico no Nordeste do Brasil, com capacidade de 220 megawatts, que entrou em operação no início de 2023, adicionando 55 MW médios da energia renovável em nosso portfólio. 

A conclusão do acordo ainda depende de condições usuais em operações dessa natureza, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). 

Para entender mais sobre o uso de energia elétrica de fontes renováveis, escute o episódio do podcast Diálogos VC sobre o tema: