12.09.2018

Assinamos a Carta Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência

Nós, da Votorantim Cimentos, acreditamos que o caminho para a excelência só é possível se agirmos com conformidade, ética e transparência. Estamos em constante busca pelas melhores práticas, incentivando o combate à corrupção e apresentado os danos causados por ela nas esferas política, econômica e social. É por isso que demos mais uma passo importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso país e assinamos, junto com outras 37 empresas, a “Carta Compromisso” do Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção. Do ano passado para cá, o Brasil caiu da 79ª para a 96ª posição entre 180 países e territórios analisados, segundo o no Índice de Percepção de Corrupção (IPC).

A Carta Compromisso foi elaborada de forma coletiva e contém compromissos das empresas na agenda de integridade e propostas de ações ao Poder Público. As instituições que se tornam signatárias, e, portanto, aderem oficialmente ao Movimento Empresarial, se comprometem a implementar políticas e procedimentos que estejam alinhados com as mudanças propostas pelo Movimento, são iniciativas de aprofundamento da cultura de integridade e não tem a pretensão de esgotar as discussões sobre outras as ações necessárias para uma mudança cultural que vá além do compliance.

No processo de elaboração da Carta, foi desenvolvido um documento com o objetivo de apoiar as empresas signatárias na implementação dos compromissos assumidos e traz orientações que constituem uma visão de longo prazo para onde as mudanças de comportamento, políticas, procedimentos, regulamentações, leis e demais instrumentos necessários devam ser direcionados. O Movimento também deverá contar com o envolvimento do poder público, dos partidos políticos e de instituições públicas.

Aqui na Votorantim Cimentos desde 2013, mantemos o Programa de Compliance com campanhas de comunicação e treinamentos para todos os empregados e diretores monitorando a eficácia do programa e tomando as medidas necessárias, em caso de infrações ou descuidos. Além disso, nós incentivamos o relato de qualquer suspeita de atos ilícitos por meio da Linha Ética e não aceitamos nenhum tipo de represália. Este canal, público e aberto a todos, dentro e fora da organização, assegura uma forma de realizar denúncias de maneira confidencial e anônima. Todos os relatos são apurados e direcionados de acordo com as políticas internas e a legislação vigente.

Nossos programas e políticas seguem em evolução constante, sedimentando boas práticas e nos adaptando às mudanças da nossa sociedade.

Para obter mais informações, conhecer a Carta Compromisso e fazer a adesão, clique aqui. Para versão em inglês, clique aqui.

Para conhecer as signatárias do Movimento Empresarial, clique aqui.

Acesse o vídeo para saber mais sobre esse movimento.

Fonte: Instituto Ethos

 

Últimas Notícias

Nosso volume global de vendas de cimento no trimestre foi de 9,6 milhões de toneladas, queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano......
17 de nossos parceiros foram reconhecidos na nova edição do Prêmio Parceiro VC   Celebramos neste mês mais uma edição do Programa Parceiro VC, o......
Somos destaque da edição 2022 do Prêmio Exame Melhores do ESG   É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Exame Melhores do ESG, sendo......