Assinamos a Carta Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência

12/09/2018, 13h33

Nós, da Votorantim Cimentos, acreditamos que o caminho para a excelência só é possível se agirmos com conformidade, ética e transparência. Estamos em constante busca pelas melhores práticas, incentivando o combate à corrupção e apresentado os danos causados por ela nas esferas política, econômica e social. É por isso que demos mais uma passo importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso país e assinamos, junto com outras 37 empresas, a “Carta Compromisso” do Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção. Do ano passado para cá, o Brasil caiu da 79ª para a 96ª posição entre 180 países e territórios analisados, segundo o no Índice de Percepção de Corrupção (IPC).

A Carta Compromisso foi elaborada de forma coletiva e contém compromissos das empresas na agenda de integridade e propostas de ações ao Poder Público. As instituições que se tornam signatárias, e, portanto, aderem oficialmente ao Movimento Empresarial, se comprometem a implementar políticas e procedimentos que estejam alinhados com as mudanças propostas pelo Movimento, são iniciativas de aprofundamento da cultura de integridade e não tem a pretensão de esgotar as discussões sobre outras as ações necessárias para uma mudança cultural que vá além do compliance.

No processo de elaboração da Carta, foi desenvolvido um documento com o objetivo de apoiar as empresas signatárias na implementação dos compromissos assumidos e traz orientações que constituem uma visão de longo prazo para onde as mudanças de comportamento, políticas, procedimentos, regulamentações, leis e demais instrumentos necessários devam ser direcionados. O Movimento também deverá contar com o envolvimento do poder público, dos partidos políticos e de instituições públicas.

Aqui na Votorantim Cimentos desde 2013, mantemos o Programa de Compliance com campanhas de comunicação e treinamentos para todos os empregados e diretores monitorando a eficácia do programa e tomando as medidas necessárias, em caso de infrações ou descuidos. Além disso, nós incentivamos o relato de qualquer suspeita de atos ilícitos por meio da Linha Ética e não aceitamos nenhum tipo de represália. Este canal, público e aberto a todos, dentro e fora da organização, assegura uma forma de realizar denúncias de maneira confidencial e anônima. Todos os relatos são apurados e direcionados de acordo com as políticas internas e a legislação vigente.

Nossos programas e políticas seguem em evolução constante, sedimentando boas práticas e nos adaptando às mudanças da nossa sociedade.

Para obter mais informações, conhecer a Carta Compromisso e fazer a adesão, clique aqui. Para versão em inglês, clique aqui.

Para conhecer as signatárias do Movimento Empresarial, clique aqui.

Acesse o vídeo para saber mais sobre esse movimento.

Fonte: Instituto Ethos