Apresentamos concreto mais sustentável na FEIBRACON 2022

Também participamos do Congresso Brasileiro de Concreto com discussões sobre o avanço no uso do pavimento de concreto nas rodovias do país.

11/10/2022, 17h14

Apresentamos na Feira Brasileira das Construções em Concreto (FEIBRACON) o Spectra, nosso concreto de traço único que proporciona produtividade e sustentabilidade para a obra. Promovida pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto), a feira acontece em Brasília (DF), entre os dias 11 e 14 de outubro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).

O Spectra é uma inovação desenvolvida pela Engemix, nossa unidade de negócio de concreto. Ele é um concreto de alta fluidez e resistência, alto módulo de elasticidade e maior durabilidade, que pode substituir um conjunto de traços normalmente utilizados em um empreendimento, trazendo também incremento à vida útil da obra. Quando comparado à emissão de CO2 total de uma estrutura construída com concretos convencionais, o Spectra pode diminuir em até 20% a pegada de carbono, além de proporcionar uma redução de 3% a 4% do custo total da estrutura.

Quando comparado a um concreto convencional, o Spectra é agrega um aumento de aproximadamente 20 anos à vida útil do projeto. O uso do Spectra pode diminuir as dimensões de alguns elementos estruturais e, consequentemente, conforme o projeto, pode gerar a redução do volume de concreto total da estrutura em até 6%, além de uma redução de aço em cerca de 8%, quando comparado aos convencionais.

“Temos o compromisso de entregar para a sociedade um concreto carbono neutro até 2050. O Spectra está em linha com esse nosso compromisso de futuro. Foram dois anos de estudos aprofundados em laboratório para buscar a dosagem ideal com matérias primas selecionadas. Realizamos também protótipos em escala industrial até chegarmos na dosagem final ideal para um concreto de traço único, trazendo ganhos extremamente positivos para a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da obra”, afirma nosso diretor de Vendas, Marketing e Operações de Concreto, Hugo Armelin.

Outra novidade é que levamos para o evento a nossa nova marca corporativa, anunciada no último dia 4 de outubro. O novo formato do “V” da nossa marca ganha uma perspectiva que simula o movimento rumo ao futuro, reforçando a cor azul tão reconhecida no mercado e trazendo o verde, que simboliza uma visão de sustentabilidade e economia circular em nossos produtos e serviços. A nossa nova logomarca é mais contemporânea, plural e representa a diversidade das nossas pessoas, produtos e negócios, unindo tradição, inovação e olhar para o futuro.

Congresso Brasileiro de Concreto – Além da presença na FEIBRACON, somos patrocinadores do 63° Congresso Brasileiro de Concreto, o maior evento técnico-científico nacional sobre o concreto e organizado pelo IBRACON. O congresso acontece entre os dias 11 e 14 de outubro e conta 14 seminários com temas relacionados a engenharia, infraestrutura e sustentabilidade. O congresso também celebra o aniversário de 50 anos IBRACON e tem como tema “Sustentabilidade do Concreto em Defesa do Planeta”.

Apoiamos o IBRACON na organização do Seminário de Infraestrutura, que integra a programação do congresso e acontece no dia 12 de outubro das 10h30 às 17h. O evento também será transmitido gratuitamente pelo canal do Youtube do IBRACON. O Seminário de Infraestrutura tem como o tema “Perspectivas, Sustentabilidade e Segmentos Estratégicos”.

No período da manhã, o foco das discussões são as perspectivas do setor de infraestrutura. As discussões serão mediadas por Hugo Armelin, nosso diretor de Vendas, Marketing e Operações de Concreto.

Já no período da tarde o foco será o desenvolvimento do pavimento de concreto no Brasil. As discussões serão lideras pela nossa gerente de Desenvolvimento de Negócios em Infraestrutura, Lidiane Blank. O diretor de planejamento e pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, apresentará a viabilidade técnica e econômica do pavimento de concreto por meio de casos comparativos de pavimento rígido e flexível na BR 135 MA, BR 080 DF e BR 158 MS.