Hoje, 5 de setembro, é o Dia da Amazônia e o Dia do Açaí, duas datas que se conectam de maneira especial e, curiosamente, fazem parte da nossa jornada rumo à descarbonização.
A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade, com uma importância ambiental imensurável. Também é lar do açaí, fruta que é fonte de energia e de sustento dos moradores da região e que ganhou fama mundial como um “superalimento”.
Mas o que pouca gente sabe é que 80% do peso desse fruto é basicamente caroço. Esse caroço, que não é consumido, é descartado em aterros ou, pior, abandonado no meio ambiente, se deteriorando e gerando grandes quantidades de resíduos.
Diante desse problema, nós enxergamos uma oportunidade. Utilizamos os caroços do açaí como substitutos do coque de petróleo em nossos fornos de produção de cimento, transformando-os no fruto da nossa energia.
Essa prática, conhecida como coprocessamento, é um dos pilares da nossa estratégia de descarbonização. Por meio dela, preservamos o meio ambiente, criamos uma nova cadeia produtiva inclusiva, fomentamos a economia local, gerando mais empregos e renda, e proporcionamos uma matriz energética mais limpa e sustentável.
O nosso compromisso com a descarbonização, caracterizado pela redução das emissões de CO2, é fundamental para que continuemos Evoluindo rumo a um mundo sustentável!
Clique aqui e veja o infográfico que detalha essa transformação.