A Engemix, nossa unidade de concreto, tem a primeira motorista do sexo feminino na unidade do ABC Paulista
O mercado de trabalho vem se transformando ao longo dos anos com a presença feminina em setores majoritariamente masculinos, como o da construção civil. Tem sido cada vez mais comum encontrar mulheres em canteiros de obras, tanto em funções operacionais como de liderança. Há quatro meses, Débora Cristina da Silva conquistou seu primeiro emprego como motorista de caminhão betoneira, um veículo que faz a preparação do concreto para entregá-lo em obras de construção civil. Debora é a primeira motorista operadora de caminhão betoneira do sexo feminino contratada para trabalhar na central de concreto de Santo André, na Região do ABC Paulista (SP), da Engemix, nossa unidade de negócio de concreto.
Para Débora, trabalhar como motorista significa a realização de um sonho que ela tinha desde a adolescência e se tornou realidade em razão dos programas de diversidade e inclusão. Habilitada com carteira na categoria E, que a permite dirigir veículos com unidades acopladas, como carretas, Débora diz que já havia tentado emprego como motorista de caminhão, mas não teve sucesso pela falta de experiência. Foi na Engemix que ela encontrou a oportunidade de dirigir um caminhão betoneira e ser responsável pela preparação e entrega de concreto na Grande São Paulo.
Ao contrário do que se possa pensar, ela não teve nenhuma inspiração na família. “Sempre tive vontade de dirigir caminhões e trabalhei mais de nove anos como ajudante geral de cozinha e cozinheira para conseguir pagar pelas habilitações em todas as categorias de direção. Depois que meus filhos já estavam criados e que eu me separei, pude concretizar esse sonho. Hoje em dia, a mulher está em todos os lugares. Nessa unidade da Engemix eu sou a primeira, mas espero que depois de mim possam vir mais mulheres”, disse Débora.
Dados do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setceps), mostram que 74% dos trabalhadores das empresas do setor de cargas são homens e 26%, mulheres. Desse percentual, somente 3% das mulheres trabalham como motorista. Débora acredita que sua história pode motivar outras mulheres e conta com orgulho como tem sido sua experiência nesse período. Ela, que já é avó e mãe de duas mulheres e um rapaz, explica que sempre teve apoio dos seus filhos e que eles adoram contar como a mãe se tonou motorista de caminhão. Sobre os desafios, Debora diz que prefere focar nas oportunidades.
A Engemix é a nossa unidade de negócio de concreto. Com 55 anos de atuação no mercado de concreto, a Engemix foi adquirida pela Votorantim Cimentos em 2002 e está presente em nove estados brasileiros.
Assista ao vídeo em que contamos a história da Débora.