Vamos oferecer ao município um programa de mentoria com especialistas e ferramentas para aprimorar os processos de trabalho e gestão de equipes da Saúde
O município de Rio Branco do Sul (PR) contará com o nosso apoio na gestão da saúde pública pelos próximos quatro anos. A ajuda será por meio do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), no qual oferecemos mentorias online com especialistas e ferramentas de gestão com o objetivo de melhorar o atendimento aos moradores no contato inicial com a rede pública de cuidados básicos e preventivos.
A parceria é importante porque, segundo dados do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), 85% dos problemas de saúde no Brasil podem ser resolvidos pelos serviços de Atenção Primária à Saúde, sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro. Outra pesquisa do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica), referente ao segundo quadrimestre de 2024, também revela que 71% das mortes no mundo são causadas por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e podem ser evitadas com ações de promoção da saúde e prevenção de agravos.
Como o programa vai funcionar – A equipe do Apoio à Gestão Pública analisará o contexto do município com as lideranças locais para priorizar as competências e construir um plano de trabalho. Depois, especialistas realizarão mentorias com a Secretária Municipal para melhorar os Indicadores da Atenção Primária à Saúde.
O programa prevê suporte e orientação ao município no período de seis a sete meses com mentorias e visitas locais. Todo o planejamento será voltado para entregas rápidas que gerem resultados em curto prazo para o município.
O AGP é realizado pelo Instituto Votorantim, centro de inteligência social que desenvolve soluções socioambientais com foco na geração de valor, em parceria com o Impulso GOV, organização sem fins lucrativos e responsável pela condução da mentoria no projeto.
“Estamos animados para começar este projeto que será extremamente positivo para a cidade. Os dados mostram que esse apoio no primeiro contato da população com a saúde pública pode salvar vidas. Queremos deixar um legado positivo para os moradores de Rio Branco do Sul e mostrar que estamos comprometidos com o avanço da cidade. São parcerias como essa que desenvolvem e tornam nossa cidade cada vez melhor”, afirma Leidivan Cabral, nosso gerente geral da fábrica de Rio Branco do Sul.