Enlonamento automático **INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 11/03**

O Desafio

A atividade de enlonamento de caminhões consiste em colocar uma lona sobre a carga paletizada de um veículo antes de sair de fábricas e centros de distribuição para transporte. Esse procedimento tem o objetivo de garantir a integridade da carga durante o transporte, para fornecer ao cliente um produto bem apresentado no ato da entrega, e deve cumprir a legislação vigente no país em relação a atividades de trabalho em altura (NR-35).
Na Votorantim Cimentos, temos uma área dedicada para o enlonamento de caminhões em nossas unidades operacionais. O caminhão estaciona ao lado de uma plataforma, a qual o profissional fica preso em um equipamento de segurança chamado linha de vida. Desta forma, ele consegue subir no caminhão para colocar a lona sobre a carga paletizada e, ao finalizar, retorna à plataforma de forma segura para amarrar a carga, já fora da plataforma.
Para eliminarmos o risco de queda desta atividade, mesmo com a linha de vida, buscamos uma solução para enlonamento de caminhões que mantenha o profissional que executará a atividade no nível do solo.

Impacto

É esperado que consigamos:
• Eliminar o risco de queda durante a atividade de enlonamento de caminhões;
• Realizar o processo de enlonamento dos caminhões com a pessoa responsável alocada no nível do solo;
• Desenvolver uma tecnologia automática ou semiautomática para o enlonamento de caminhões;
• Controlar a atividade de forma remota (por um controle ou painel);
• Garantir um menor tempo médio da atividade. Hoje, o enlonamento de cada caminhão demora cerca de 20 minutos.

Solução

Buscamos uma solução para enlonamento de caminhão que mantenha a pessoa responsável pela atividade no nível do solo, eliminando a necessidade de o profissional realizar a ancoragem na linha de vida.

Oportunidades

Após a realização de um projeto piloto que comprove maior segurança e eficiência na atividade de enlonamento de caminhões, temos como objetivo implementar a tecnologia em nossas unidades fábricas e centros de distribuição no Brasil.

Regulamento

Download

Compartilhe

Cronograma

  • 14/ fev

    Início das inscrições

  • 04/ mar

    Término das inscrições