Automatização de mapa de carreira **INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 2/AGO**

O Desafio

Dentro da nossa Cultura de meritocracia, agimos de forma transparente com os empregados mostrando quais são as ferramentas e critérios que utilizamos para reconhecimento e movimentação de pessoas. A partir dessa premissa, incentivamos continuamente o protagonismo na gestão individual da carreira e buscamos pessoas que tenham iniciativa e sejam flexíveis.

Com olhar no futuro, oferecemos uma série de ferramentas de gestão e desenvolvimento de pessoas, como as trilhas de carreira, para que os empregados tenham visibilidade de caminhos de desenvolvimento que podem seguir na empresa.

Agora queremos modernizar nossa ferramenta de Trilhas de Carreiras utilizada no Brasil por meio de novas soluções para o mercado de recursos humanos. O foco é prospectarmos tecnologias para automatização da construção do mapa de carreira de toda a organização.

Impacto

Hoje, os dados são levantados por nossa área de Gente diretamente com os departamentos corporativos. A partir dessas informações, as trilhas são desenhadas em arquivos elaborados separadamente de acordo com as unidades da empresa. Desejamos aprimorar alguns pontos nesse processo:

  • Esforço manual de coleta das informações e construção do desenho das trilhas;
  • Impossibilidade de um layout único para visualizar toda a organização;
  • Baixo engajamento dos empregados como uma ferramenta de pesquisa para busca de novas oportunidades;

Além das vantagens com a automatização, entendemos que a solução pode auxiliar na retenção das novas gerações de empregados que, geralmente, buscam constantes novidades e desafios.

Solução

Buscamos uma ferramenta capaz de desenhar o mapa de carreira completo de toda empresa (elencando para os cargos competências, formação, tempo de experiência, desafios da posição, conhecimento técnico e possíveis movimentações) de uma forma funcional, atrativa e que alavanque o protagonismo de carreira de nossos empregados.
O plano é que no futuro essa solução evolua para um sistema de matchmaking (em português, cruzamento de dados) para recrutamento interno. A ideia é que o sistema cruze as competências e os interesses de evolução de carreira do empregado que são registrados em um banco de dados interno com o mapeamento de cargos. Com essa junção, cada empregado pode visualizar para onde deseja direcionar sua carreira e o que precisa para chegar lá ou até mesmo cargos que conseguiria ocupar de prontidão.
As soluções podem já ser adotadas pelo mercado de recursos humanos ou estar em processo de validação. Devem, prioritariamente, atender os seguintes requisitos:

  • Leve em consideração uma experiência amigável do usuário e, se possível, possibilidade de integração/interação com rede social interna (Workplace);
  • Considerar a evolução constante no perfil de cargos e surgimento de novas posições;
  • A utilização de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina que estimule o engajamento dos colaboradores na ferramenta;
  • Tenha integração com soluções SAP (HCM e/ou Success Factor).

Oportunidades

A VC possui hoje quase 12 mil empregados no mundo, sendo que 7 mil estão no Brasil.

A taxa de aproveitamento interno da Votorantim Cimentos, em 2018, foi de 81%, sendo que 288 profissionais mudaram de área e tivemos 117 movimentações para cargos de liderança.

Regulamento

Download

Compartilhe

Cronograma

  • 13/ jun

    Início das inscrições

  • 02/ ago

    Término das inscrições (PRORROGADO - ERA 19/JULHO)

  • 09/ ago

    Divulgação dos convocados para o Demoday

  • 15/ ago

    Demoday e Resultado Final

  • 26/ ago

    Início da Prova de Conceito/Piloto

  • 30/ set

    Término da Prova de Conceito/Piloto

  • 07/ out

    Encerramento do Programa

Quero participar