Estudos de Caso

Programa VC Connect

Como forma de desenvolver cada vez mais nosso ecossistema de inovação, enxergamos a necessidade de atrair parceiros externos que nos ajudassem a encontrar soluções para os desafios atuais e futuros do negócio. Mais do que um projeto específico, com data de início e de conclusão, nosso objetivo é manter um fluxo contínuo prospectando soluções para os mais variados temas dentro da Votorantim Cimentos e suas áreas de negócio. Desenhamos o Programa VC Connect que contém diversos desafios para conectar empregados, fornecedores e outras indústrias, órgãos de governo, startups, fundos de investimento, centros de pesquisa e universidades na busca por propostas assertivas, ágeis e com a melhor relação custo-benefício para os desafios da empresa.

Um dos resultados obtidos através do primeiro ciclo do VC Connect foi a plataforma VC Maps, que traz para a empresa um novo conceito de monitoramento digital que prevê otimização de custos operacionais, excelência na automação de dados, manutenção de ativos minerais e conservação de áreas de florestas. O novo modelo realiza análises preditivas que monitoram os ativos minerais, imobiliários e ambientais, antecipando riscos, a partir de variáveis obtidas por meio de algoritmos de Inteligência Artificial – que se multiplicam com o aumento do banco de dados armazenados em nuvem.

Acompanhe todos os desafios no site do VC Connect: https://www.votorantimcimentos.com.br/vc-connect/

Indústria 4.0

Com o mercado da construção cada vez mais competitivo, clientes mais exigentes e em busca de soluções sustentáveis, vemos na indústria 4.0 um grande diferencial para continuarmos a nossa história da inovação de forma muito mais rápida, com um escopo mais amplo, que garanta a perenidade da nossa empresa e, acima de tudo, deixe um legado para a sociedade do qual todos nos orgulharemos.

Com isso, estamos desenvolvendo o Spectrum, um programa de manutenção preditiva para acompanhar em tempo real o comportamento das máquinas e antecipar possíveis falhas bem como impactos em nosso processo produtivo por quebras/paradas não planejadas.

Plataformas digitais

Nessa frente, seguimos focados no desenvolvimento de novos negócios e produtos, capazes de agregar valor à marca, atendendo às necessidades específicas de diferentes clientes e que sejam, do ponto de vista ambiental, mais sustentáveis. Amparados pela tecnologia, buscamos inovar na forma como nos relacionamos com nossos clientes, ampliando pontos de contato (web, telefone) sempre pensando na melhoria de sua experiência com a Votorantim Cimentos.

– Portal de e-commerce VC Online: nosso portal é responsável por mais da metade dos pedidos de compras no Brasil, comprovando a efetividade desse canal no processo de facilitar a aquisição dos nossos produtos. Ele também possui o APP VC Online, ainda mais funcional e intuitivo para uso em smartphones, que foi muito bem aceito no mercado. Passamos ainda a oferecer, no fim de 2017, a solução Pague Flex, que garante condições exclusivas de parcelamento das compras, que melhoram o capital de giro especialmente dos pequenos varejistas.

– Site Engemix: com um novo design, conteúdo e um fluxo facilitado para melhorar o processamento de solicitação de orçamentos, o site Engemix traz todas as nossas informações sobre nosso mercado do concreto.

– Site Mapa da Obra: composto por portal web e canal no YouTube, dedicado a levar informações sobre nossos produtos e serviços, assim como notícias do mercado da construção civil. Nosso time de vendas do Brasil também conta desde 2014 com tablets e aplicativos para apoiar nossa estratégia digital, otimizar o roteiro de visitas aos clientes e aumentar a produtividade da equipe, além de consolidar uma base única de dados.

– Estratégia Faça Você Mesmo: divulgação de conteúdos sobre aplicações diversas do cimento, da argamassa e de outros itens do nosso portfólio para os influenciadores digitais e consumidores finais. Veiculados principalmente no YouTube, Facebook e Instagram, os vídeos trazem mensagens didáticas sobre como usar nossos produtos em pequenas reformas e reparos e em projetos de decoração.

– APP Obra Fácil: desenvolvido para auxiliar o trabalho dos profissionais da construção civil. Por meio do aplicativo, é possível calcular a quantidade de materiais necessária para a realização da obra, ter acesso ao catálogo de produtos da VC, tirar dúvidas sobre a aplicação de cada produto, montar orçamento automático e gerenciar o cronograma da obra. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Android e IOS.

– APP EGX: como forma de otimizar o tempo, operar de forma mais transparente e contribuir com a excelência em nossas operações unimos ferramentas de monitoramento das nossas betoneiras como GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para proporcionar o controle da produtividade e eficiência do serviço de forma online.

Market Place

Implantado na área de Suprimentos da VCBR para o relacionamento com nossos fornecedores, todas as demandas de compra feitas pelos usuários são publicadas para fornecedores convidados, que podem apresentar suas propostas diretamente pelo sistema. O comprador recebe um mapa comparativo, no qual são avaliados tanto o preço ofertado como também questões tributárias, prazo de pagamento, condições de entrega, etc. Os módulos implantados permitem desde a compra pontual de itens de baixo valor até a realização de grandes concorrências e contratações de engenharia. Do lado do fornecedor o sistema propicia uma melhor gestão do relacionamento ao concentrar todas as informações necessárias em um único portal, incluindo propostas e pedidos de compra em aberto, informações relativas a entregas pendentes, medição por serviços já realizados e acompanhamento do processo de pagamento de suas notas fiscais.