Avaliação de Ecoeficiência: pavimento de concreto Vs pavimento de asfalto

​​A Votorantim Cimentos, buscou avaliar e comparar, em parceria com a Fundação Espaço ECO, a ecoeficiência da construção e manutenção durante um período de 20 anos de um pavimento rígido (concreto) contra um pavimento flexível (asfalto) de modo a analisar os benefícios econômicos e ambientais de cada sistema na construção e manutenção de estradas.

A metodologia usada foi a análise de ciclo de vida, uma ferramenta padronizada pela ISO 14040. Ela avalia o desempenho ambiental dos produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração dos recursos naturais, passando por todos os elos de sua cadeia produtiva, por seu uso, até sua disposição final. Pode ser descrita como o resultado de todas as interações antrópicas com o meio ambiente, associadas ao atendimento de uma função.

Dados de produção de cimento foram retirados de nossa planta de Rio Branco do Sul (PR), dados de construção e manutenção de estradas da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), que tem como referência o DER/SP e SICROII, dados de ciclo de vida dos bancos de dados (BEST, Ecoinvent) da Fundação Espaço Eco.

As estradas de concreto e asfalto foram comparadas nas seguintes categorias de impactos ambientais: efeito estufa, formação fotoquímica de ozônio, deformação da camada de ozônio, chuva ácida, eutrofização marinha, eutrofização água doce, toxicidade humana, água consuntiva, consumo de recursos e uso da terra.

 

Deste modo chegamos a resultados expressivos: Pode-se verificar que o pavimento rígido (concreto) se mostra mais ecoeficiente do que o pavimento flexível (asfalto) para estradas de alto volume de tráfego. No período de 20 anos, os custos de construção e manutenção foram 54% menores com a utilização do concreto e nas categorias ambientais, 6 das 10 analisadas foram favoráveis ao pavimento de concreto. Como resultado do estudo a estrada de concreto, dentro do escopo avaliado, premissas e considerações, é mais ecoeficiente quando comparada à de asfalto.

“A implantação deste modelo de ecoeficiência permite a quantificação e mensuração dos nossos avanços e a otimização da nossa pegada ecológica ano após ano em todo o ciclo de vida de produção dos nossos produtos”. Disse Patrícia Monteiro Montenegro Gerente global de Relações Ambientais da Votorantim Cimentos.

Pavimento de Concreto

Últimas Notícias

22.06.2021 Tunísia
Unidades de Recuperação de Calor Residual (Waste Heat Recovery, WHR) geram energia dentro das fábricas de cimento, por meio da recuperação e captura de parte......
13.05.2021 Brasil
Sabe quando encontramos uma solução que todos ganham, com impactos sociais, econômicos e ambientais? É isso que temos no projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva do......
13.05.2021 Canadá
Você já deve ter ouvido falar sobre o dióxido de carbono ou CO². Embora seja essencial para a vida na terra, o excesso de concentração deste......