Materiais MRO | Orientações para utilização do Operador Logístico mar.2022

Prezados fornecedores,

 

Todas as entregas de materiais com incoterms FCA estão concentradas em um centro de distribuição, no Operador Logístico Elias Log, em Guarulhos (SP), com fluxo de embarque semanal para todas as unidades da Votorantim Cimentos.

É de fundamental importância que nossos parceiros sigam com as orientações abaixo para evitarmos transtornos neste processo:

Dados do Operador Logístico:

Operador Logístico: Elias Log
Endereço: Rua Indiaporã nº 463/471
Bairro: Cidade Industrial Satélite
Cidade: Guarulhos – SP
CEP: 07232-090
Telefone: (11) 2481 3063
Contato: Leonardo e Eduardo
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h15 às 16h.

 

Restrição de Recebimento
Peso Dimensionamento Horário Limite
* Acima de 100 caixas 12h
Acima 8 TO * 13h15
* Acima de 4 paletes 15h
Até 50 KG * 16h

 

Padrão de entrega – Tipo de veículo

Materiais entre 2 e 6 metros de comprimento devem ser enviados em veículos abertos.

Materiais acima de 6 metros devem ser programados pela central de coleta via e-mail central.coletas@vcimentos.com.br

 

Limites de pesos

Frete fracionado FCA limite de peso é de 3.000 kg.

Materiais acima de 3.000 kg devem ser programados pela central de coleta via e-mail central.coletas@vcimentos.com.br

 

Emissão de Nota Fiscal:

Confira as orientações para envio de XML para a Votorantim Cimentos.

 

Atenção! Confirme a integração da nota fiscal antes de realizar a entrega da mercadoria. Nossa recomendação é aguardar por volta de 4 horas após a emissão da nota fiscal para se dirigir ao OPL.

Obrigatoriedade da vacinação contra COVID para trabalhadores terceiros mar.2022

Prezado Fornecedor,

Com a estabilidade dos casos Covid-19 na empresa, a Votorantim Cimentos informa que não será mais exigida a apresentação do teste negativo para Covid-19 antes da mobilização de prestadores de serviços, mantendo a obrigatoriedade da vacinação de, pelo menos, a 1ª dose da vacina, com apresentação da carteirinha de vacinação.

Ou seja: todos os funcionários terceiros que forem mobilizados para serviços internos às unidades; serviços recorrentes; Grandes Paradas; obras ou qualquer outra situação, terão que, obrigatoriamente, estar vacinados para que sejam autorizados a entrar nas unidades da Votorantim Cimentos.

Caberá ao empregador (fornecedor da Votorantim Cimentos) garantir que todos os seus funcionários que adentram nossas instalações (unidades operacionais ou administrativas) atendam a regra.

Agradecemos o comprometimento com as diretrizes de Segurança durante o período de pandemia.

Obrigatoriedade do Boletim de Medição na criação da folha de serviço jan.2022

Prezado fornecedor,

Para garantir que todos os serviços prestados foram realizados de acordo com o que foi contratado, informamos que, a partir de 17 de janeiro de 2022, será obrigatório, ao criar a folha de serviço no Portal Ariba, anexar o Boletim de Medição, com a validação do representante da Votorantim Cimentos.

A aprovação pode ser feita por e-mail ou assinatura em documento físico. Neste link, disponibilizamos alguns modelos para o Boletim de Medição. Fique à vontade para utilizar aquele que melhor se adeque ao serviço, desde que contenha as informações:

  *   Unidade tomadora do serviço

  *   Fornecedor Período de realização do serviço

  *   Pedido de compras

  *   Descrição breve do serviço contratado

  *   Forma de medição Valor da medição

Confira como incluir o anexo no momento da criação da Folha de Serviço:

Carta de Segurança VC set.2021

SEGURANÇA E SAÚDE – Um compromisso da Votorantim Cimentos

O Nosso Jeito VC de ser ético e humano valoriza a vida. Por isso, a segurança e a saúde são princípios que não abrimos mão e que devem guiar as nossas atitudes dentro e fora da companhia.

Temos o compromisso de garantir um ambiente saudável e seguro em todas as nossas Unidades. Por isso, acreditamos que somente com parceiros de negócios igualmente engajados teremos o resultado que buscamos.

É por este motivo que são inseridas cláusulas relacionadas à segurança em todos os contratos firmados entre a Votorantim Cimentos e nossos parceiros. É fundamental que todos os empregados das empresas contratadas, sejam eles fixos ou temporários, cumpram nossa Política Global de Saúde e Segurança, as Regras pela Vida, o Manual das Contratadas da Votorantim Cimentos, além dos requisitos legais. Assim, entendemos ser necessário que nossos parceiros estimulem o diálogo e à atenção de suas equipes sobre questões relacionadas à segurança, ultrapassando o “básico”, por meio de campanhas de conscientização e fomentando essa cultura dentro e fora das operações.

Da mesma forma como é feito por nós, acreditamos que nossos parceiros também devem estar dedicados à segurança genuína dos empregados, dentro e fora da nossa empresa.

 

Nós somos OBCECADOS em segurança e isso significa:

  • Não aceitar que alguém se submeta a uma atividade para a qual não esteja devidamente treinado e capacitado;
  • Não permitir que um recém-chegado trabalhe sem supervisão e apadrinhamento;
  • Interromper uma atividade em que o planejamento não considerou os riscos e as condições em que o trabalho está sendo realizado;
  • Não aceitar que as pessoas trabalhem sem as melhores opções de ferramentas manuais;
  • Não autorizar uma atividade sem checar, previamente, se todos os riscos foram avaliados e as medidas implementadas;
  • Não aceitar, em nossas operações, condições e atos inseguros (falta de uso de EPIs, acesso não autorizado, falta de treinamento);
  • Restringir o acesso em locais não seguros para trânsito (segregação de máquinas, caminhos seguros);
  • Não permitir que o empregado se posicione, de forma insegura, próximo de máquinas e equipamentos (linha de fogo);
  • Corrigir imediatamente, todo e qualquer desvio em segurança – independentemente da hierarquia.

Sua empresa também é obcecada por segurança? Contamos com o seu apoio na divulgação deste comunicado para todo o time!

Mostre que a vida é valorizada por você e pelas pessoas ao seu redor. Adote e compartilhe o comportamento seguro no dia a dia, seja no trabalho, no trânsito ou em casa.

Vamos juntos nessa jornada!

Retorno de Cotações set.2021

Retorno de Cotações

 

Prezado fornecedor,

Para manter a confiança em nossas relações comerciais é fundamental que as cotações enviadas pela Votorantim Cimentos, no Portal Ariba tenham um retorno: seja com sua melhor condição comercial ou a formalização do motivo para declínio do fornecimento.

Desta forma, a partir do dia 1 º de setembro de 2021, iniciaremos o monitoramento da aderência dos nossos parceiros em negociações. Aqueles que tiverem aderência abaixo de 90% de nossas cotações receberão uma comunicação formal convidando-os a melhorar sua performance. Caso a aderência se mantenha baixa no segundo mês consecutivo ou abaixo dos 30% no primeiro mês, o fornecedor permanecerá, temporariamente, fora das nossas negociações.

Para declínio de uma cotação, reforçamos o procedimento a ser realizado:

  1. Acesse a cotação via Ariba Discovery;
  2. Informe no campo Preço (por unidade) o valor R$0,00 no(s) item(ns) que deseja declinar;
  3. Informe o motivo do declínio em “Nota do fornecedor”;
  4. Clique em Enviar cotação.
  5. Contamos com seu usual apoio em nosso relacionamento comercial.
  6. Em caso de dúvidas, entre em contato com: karine.costa.kc1@vcimentos.com

Diretrizes para Pedidos de Regularização ago.2021

Prezado(a),​

Desde o dia 25 de novembro de 2019, as diretrizes a seguir foram implementadas para processos negociados por Suprimentos que tenham notas fiscais emitidas ANTES do processo de aprovação ser concluído sistemicamente. ​

Pedidos de Materiais: nota fiscal que for emitida ANTES da aprovação dos documentos de compra, terá o prazo de pagamento será estendido automaticamente para 180 dias.​

Pedidos de Serviços: nota fiscal que for emitida ANTES da aprovação da folha de serviço será rejeitada, automaticamente, pelo sistema. ​

A orientação é sempre aguardar a aprovação da folha de serviço e informar o seu número no corpo da NF. Caso não seja possível o cancelamento da NF, o ponto de contato na Unidade VC deverá ser acionado para criar um pedido de regularização. Neste caso, conforme política interna, o prazo de pagamento será agendado, automaticamente, para 180 dias.​

Exceção: compra direta, negociada diretamente pela Unidade, no qual o pedido é gerado após a entrega da nota fiscal. Os valores máximos permitidos nesta modalidade são: R$10.000,00 para materiais e serviços.​

Os prazos de pagamento negociados em contrato permanecem inalterados, desde que cumpridas as diretrizes acima.​

A partir de 02/08/2021, fornecedores que emitirem notas fiscais fora destas regras e de forma recorrente terão seu cadastro bloqueado, não sendo possível receber qualquer tipo de pedido de compra.

Orientações emissão NF Modalidade do Frete maio.2021

Prezado fornecedor, ​

​Para garantirmos o correto recebimento e pagamento das notas fiscais é fundamental que a sua emissão esteja 100% aderente ao pedido de compra enviado por Suprimentos.

Um dos itens que, em alguns casos, é dado pouca importância e que traz impacto no processamento e lançamento automatizado da nota fiscal é o campo “Modalidade do frete”. De acordo com o Incoterm de transporte (CIF, FOB ou FCA) negociado com a Votorantim Cimentos, o fornecedor deve ficar atento ao código a considerar no momento da emissão da nota fiscal:

 

Incoterm Pedido Modalidade do Frete
CIF 0 – Frete por conta do Remetente​
FCA
FOB 1 – Frete por conta do Destinatário​

 

Para a modalidade FCA | campo “observação” da Nota Fiscal:

Inserir o seguinte texto: “Materiais serão entregues no entreposto da Votorantim Cimentos, que posteriormente seguirão com o frete por conta do destinatário até o destino final (modalidade FCA)”.

Contamos com a colaboração de todos para garantirmos a correta integração e lançamento da NF no sistema da Votorantim Cimentos.

Aos fornecedores da Votorantim Cimentos Manaus maio.2021

Prezado (a),

Ao vender para a empresa Votorantim Cimentos Manaus (CNPJ 10.656.452/0107-38) esteja atento aos seguintes pontos abaixo:

Incentivos: ao faturar, observar o disposto na legislação:

 

Caso seja concedido incentivos apenas de PIS/COFINS não é necessário a emissão do PIN.

Enfatizamos que tais medidas visam minimizar os problemas fiscais decorrentes de alguns procedimentos equivocados e que nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pertinentes.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

No caso da emissão de uma nota fiscal na inscrição errada, deverá ser emitida, de imediato, uma carta de correção com a inscrição correta e a ser enviada à empresa CVA para que tome as providências junto à SEFAZ.

Caso haja a necessidade do cancelamento, devolução ou substituição de alguma nota fiscal já emitida, por gentileza, entrar em contato com a Controladoria Centro Norte, para se certificar de que tal procedimento não criará problemas junto à SEFAZ/AM.

Enfatizamos que tais medidas visam minimizar os problemas fiscais decorrentes de alguns procedimentos equivocados e que nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pertinentes.

Contato Controladoria Centro Norte: vc-controladoria-centro-norte@vcimentos.com.br

 

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Orientações Central de Atendimento Financeira nov.2020

Informamos que o atendimento telefônico da Central de Atendimento Financeira foi retomado e conta com um novo sistema que permite a triagem de informações para que o atendente dê um retorno mais ágil.

 

Abaixo, as duas opções de contato:

 

Central de Atendimento Financeira: Canal exclusivo para informações/dúvidas de pagamento de notas fiscais enviadas.

 

Telefone: (41) 3388-5002

 

e-mail: atendimento.financeiro@votorantim.com

 

Reforçamos que não é necessário copiar/encaminhar para atendimento.financeiro@votorantim.com<mailto:atendimento.financeiro@votorantim.com> as notas fiscais emitidas.

 

Os canais corretos de envio são:

 

Materiais: Enviar o XML para invoicereceiver-prod@ansmtp.ariba.com conforme orientação disponível em: www.votorantimcimentos.com.br/comunicados/

 

Serviços: Emitir somente após ser informado o número da FRS aprovada via Portal Ariba. Em seguida, enviar via Portal, conforme orientações disponíveis em: www.votorantimcimentos.com.br/canal-do-fornecedor/videos-e-tutoriais/

1 2