Viter nasce para ajudar o agricultor a despertar o potencial máximo do solo

Laercio Solla é gerente geral de Viter na Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos atua no setor agrícola há mais de 25 anos. Muita gente ainda estranha ao saber da presença de uma empresa de materiais de construção no agro. Mas o calcário agrícola e o cimento possuem a mesma fonte de matéria-prima, que é a rocha de calcário. Tanto o cimento quanto o calcário agrícola seguem seus processos de produção a partir da mineração do calcário. Somos, com muito orgulho, a única empresa com atuação nacional e a líder na comercialização de calcário agrícola no país.

Além da construção e do agronegócio, também atuamos nas áreas de minerais, materiais, soluções e coprocessamento de resíduos. Em constante transformação, somos uma empresa sólida, mas flexível para mudar. Assim, desde 2016, a companhia vem investindo mais fortemente no mercado agro e, ao longo dos últimos anos, se preparando para ampliar ainda mais sua participação no setor. Em 2019, anunciamos um investimento de R$ 200 milhões para os próximos cinco anos, principalmente na ampliação da capacidade produtiva, que chegará a 4,3 milhões de toneladas de insumos agrícolas em 2020, e no desenvolvimento de novos produtos. Após todos esses anos de atuação junto a quem produz, chegou a hora de termos uma marca específica para essa unidade de negócios: Viter.

A Viter, que significa mais vida para a terra, nasce para nos aproximar ainda mais do produtor rural e ampliar nossa atuação no campo. Seguimos com o DNA e o respaldo da Votorantim Cimentos, mas agora com uma comunicação toda especial para falar com esse público que conhecemos tão bem e pelo qual nutrimos grande respeito: o agricultor brasileiro.

O calcário agrícola é fundamental na preparação do solo para o cultivo, serve como neutralizador da acidez da terra e aumenta a sua produtividade. Os produtos da Viter, que utilizam como principal insumo o calcário, auxiliam na absorção dos nutrientes pelas raízes, aumentando a fertilidade do solo até as camadas mais profundas. É por isso que o propósito da Viter é despertar e perpetuar o potencial máximo do solo, levando produtos de alta qualidade, inovação constante e expertise técnica para ajudar o agricultor a ter mais produtividade.

Com a Viter, ampliamos ainda mais a diversificação dos nossos negócios e, do lado do produtor, oferecemos mais eficiência, com produtos que potencializam seu solo e também garantem a sustentabilidade de sua produção. Além dos já conhecidos Calcário Itaú e Cal Fértil, lançamos agora um novo produto, o Optmix, mix de calcário e gesso, que otimiza o potencial produtivo do solo em uma única aplicação com Cálcio, Magnésio e Enxofre, proporcionando praticidade e eficiência. Seguimos pesquisando novos produtos que serão lançados brevemente e vão tratar não só o solo, como também as folhas. Além das tradicionais culturas que já utilizam o processo de calagem, como cana, soja, milho e algodão, temos outros grandes mercados a explorar, como o café, hortifruti e flores (HFF), assim como a produção das palmeiras dais quais se extraem os óleos de palma, babaçu e carnaúba. Também são mercados promissores o de pastagens e a criação de frangos, tratando a cama de frango com calcário, neutralizando seu pH.

O agronegócio brasileiro vive um cenário ímpar, com retomada de preços, câmbio favorável e demanda forte. As previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a safra de grãos irá ultrapassar a marca de 250 milhões de toneladas. Em um momento desafiador como o que estamos passando, lançar a Viter é reafirmar o nosso olhar para o futuro e a nossa crença no desenvolvimento da agricultura brasileira e do país. Acreditamos na força do campo e na sua solidez para continuar crescendo a cada safra. Juntos, podemos mais. Com Viter, seu solo pode mais.

– Laercio Solla é Gerente Geral de Viter na Votorantim Cimentos.