Desafio Engemix

Open Innovation

Você está preparado para enfrentar desafios e demonstrar como sua solução é capaz de resolver problemas da construção civil?
Conheça o projeto e participe!

Sobre a Votorantim Cimentos

Somos uma indústria com 85 anos e, desde o início das nossas operações, buscamos a inovação para atingirmos a excelência operacional e aperfeiçoamento de nossas soluções. Inspirados por nosso propósito e pela interação e conectividade com nossos públicos, queremos convidar for­necedores externos para compor nosso ecossistema de inovação e nos auxiliar a vencer os desafios atuais e futuros do negócio e da sociedade.

Sabemos que a era da indústria 4.0 já é uma realidade e com o mercado da construção cada vez mais competitivo, clientes mais exigentes e em busca de produtos sustentáveis, queremos achar soluções que, da forma tradicional, seriam inviáveis. Nosso objetivo é quebrar barreiras para gerar ainda mais valor para o negócio, por isso, vemos na tecnologia um grande diferencial para continuarmos a nossa história da inovação de forma muito mais rápida, com um escopo mais amplo, que garanta a perenidade da nossa empresa e, acima de tudo, deixe um legado para a sociedade do qual todos nós teremos orgulho.

Se você também acredita na inovação como uma solução para a nossa indústria, venha com a gente nesta jornada.

O Desafio

O Desafio Engemix de Open Innovation tem como objetivo encontrar soluções maduras ou ainda em validação com potencial para resolver os dois desafios apresentados a seguir. O potencial de resolução dos desafios propostos será demonstrado via Provas de Conceito (PoC) no ambiente real de negócios da Engemix.

Para participar do processo seletivo, inscreva-se preenchendo o formulário online disponibilizado nesta página. Preencha atentamente todos os campos. Observe que o preenchimento incorreto ou campos em branco, automaticamente, eliminarão o proponente. Leia cuidadosamente as Regras e Regulamento do Desafio antes de submeter o material à inscrição. Nosso grande objetivo é estabelecer parcerias de fornecimento de longo prazo no modelo Cliente-anjo.

Desafio 01

Qualidade do concreto na obra

(Comprovação da composição do traço)

Não há uma solução confiável e com tempo de resposta aceitável disponível no mercado, que determine as características de qualidade do concreto fresco na hora da entrega ou do concreto endurecido com 30 dias após aplicação.

Desafio 02

Digitalização do fornecimento do concreto

(COMPROVAÇÃO DO VOLUME ENTREGUE)

Não existe um método/tecnologia para medir, no ato da entrega, a quantidade de concreto fornecido e aplicado pela concreteira na obra. A ausência dessa ferramenta gera insegurança do cliente/construtora.

O concreto produzido nas filiais da Engemix pode ser pesado (kgs) em balanças antes dos caminhões betoneira saírem para entrega. Porém, o produto é comprado pelos clientes e controlado nas obras em volume (m3) e a medição na obra do cliente acontece de maneira indireta, sendo baseada no volume projetado da peça a ser preenchida com concreto, o que também não considera erros de execução.

A empresa dispõe de tecnologia para medir o peso das betoneiras nas maiores filiais, além de processos de controles internos. Entretanto, o cliente não considera isso suficiente para comprovar o volume entregue. Uma solução que mostre esse volume no ato da entrega será um grande diferencial, permitindo a fidelidade do cliente e melhor negociação no médio-prazo.

Programação

Lançamento dos Desafios Engemix de Open Innovation

Webinar ao vivo com time Engemix para esclarecimento de dúvidas
(restrito a quem completou a inscrição e aceitou o regulamento do programa)

Fechamento das inscrições

Divulgação dos convocados para o Demoday

Webinar de preparação das startups para o Demoday
(evento obrigatório e a não participação desclassifica a startup automaticamente)

Demoday

Onboarding e Kick-off com startups aprovadas no Demoday

Data limite para assinatura dos Termos de Cooperação.

Implementação das Provas de Conceito pelas startups aprovadas no Demoday pela banca de executivos

Encerramento oficial do Programa

x

FAQ

Está com dúvidas? Obtenha as principais respostas para os questionamentos mais comuns sobre o programa:

Por se tratar de um acordo sem compromissos atrelados, a PI permanecerá com a empresa desenvolvedora da solução. Em casos de cocriação ou codesenvolvimento, será discutida previamente a melhor forma de PI dependendo da participação de cada ator no desenvolvimento da solução.

É uma pequena aplicação da solução proposta pela startup no ambiente real de negócios da Votorantim Cimentos, de maneira a demonstrar seu potencial de geração de valor.

O prazo para inscrição é até 15 de agosto de 2018.

Não. Os prazos são válidos para todos os interessados em participar do programa, e nenhuma exceção será aceita.

Para participar no programa é necessário se inscrever preenchendo o formulário online contido nessa página. As informações inseridas serão avaliadas pelas equipes da Votorantim Cimentos envolvidas em cada Desafio. As startups que se destacarem serão convidadas à apresentar para a banca de avaliadores da empresa. As startups mais aderentes e que atenderem os critérios procurados pela Votorantim Cimentos serão selecionadas para a fase de Prova de Conceito.

Não, infelizmente startups sem CNPJ válido não serão aceitas no programa. No entanto, não exigimos que as startups já estejam faturando.

Sim, você pode inscrever sua startup. Porém, apenas as startups que estejam em dias com duas obrigações (contábeis, fiscais, trabalhistas etc) poderão realizar as provas de conceito. Fique atento, pois nos reservamos o direito de eliminar automaticamente startups não regulares no decorrer das etapas do programa.

Para se inscrever você precisará primeiro ler e concordar com o Regulamento do Programa de Open Innovation da Votorantim Cimentos. Caso seja selecionado para a fase de Prova de Conceito, será necessário formalizar a parceria por meio de um Termo de Cooperação, que ordenará o esforço conjuntos. Ao final da Prova de Conceito, um novo documento, o Termo de Encerramento, será solicitado para formalizar o encerramento das atividades relativas à prova de conceito.

Sim. Os documentos a seguir são fundamentais para cadastro da startup em nossos sitemas:

  • Ramo de atividade adequado (CNPJ – Atividade) da empresa;
  • Tipo de Empresa – Faturamento;
  • Contrato Social;
  • Certidões Trabalhistas;
  • Certidões tributárias municipais, estaduais e federais

Não precisa. Não há contrapartidas.

A contrapartida financeira das provas de conceito será analisada pela Votorantim Cimentos, com possibilidade de viabilizar a realização. A Votorantim Cimentos disponibilizará sua equipe de profissionais especializados, bem como sua infraestrutura para que a startup tenha total condições de demonstrar o potencial de geração de valor da solução proposta.

O Programa de Open Innovation da Votorantim Cimentos irá analisar o aporte de recursos financeiros para as startups selecionadas realizarem as provas de conceito.

É importante que a prova de conceito realmente demonstre o potencial de geração de valor para todo o ecossistema. Só não será realizada a contratação após a realização das provas de conceito se for comprovada a inviabilidade comercial ou técnica.

Não encontrou a resposta para sua pergunta?

Entre em contato conosco pelo e-mail openinnovation@votorantim.com e responderemos o mais rápido possível sua dúvida.