Votorantim Cimentos lidera ranking da Transparência Internacional

30/01/2018, 17h46

Empresa obteve nota máxima em levantamento que avalia programas anticorrupção e de transparência organizacional de companhias brasileiras

A Votorantim Cimentos lidera o ranking de um estudo realizado pela Transparência Internacional e divulgado nesta terça-feira (30/01). O levantamento “Transparência em Relatórios Corporativos” avalia as 100 maiores empresas e 10 bancos do país.

Realizado pela primeira vez, o estudo considera três aspectos para avaliar o nível de transparência corporativa das empresas: a maneira como divulgam suas informações sobre práticas anticorrupção; a estrutura organizacional e os dados financeiros relativos à atuação em outros países.

“Embora a pesquisa mostre que há uma correlação entre transparência e companhias com ações negociadas em bolsa, a Votorantim Cimentos se destaca como um bom exemplo entre as empresas de capital fechado ao superar a média geral, reflexo do nosso compromisso global com ética, compliance e transparência”, afirma Osvaldo Ayres, CFO da Votorantim Cimentos.

Em 2017, os empregados de todos os países em que a Votorantim Cimentos atua concluíram o treinamento do Código de Conduta da empresa, cujo programa de compliance passou a ser monitorado de forma ainda mais efetiva, com indicadores criteriosos. A companhia também criou um comitê de doações e patrocínios e reforçou globalmente suas políticas de brindes, entretenimento, conflitos de interesses e anticorrupção.

A Votorantim Cimentos, assim como a Neoenergia, do setor elétrico, alcançou média 10 no levantamento ao obter nota máxima no cumprimento de ambos critérios avaliados: programa anticorrupção e transparência organizacional. O levantamento utilizou a base de dados publicados pelo Valor 1000, organizado pelo jornal Valor Econômico.

“Acreditamos que a responsabilidade em atuar com conformidade aumenta a nossa eficiência operacional, a qualidade de nossos produtos e serviços e é fundamental para construção de relações duradouras”, afirma Ayres.

O relatório completo está disponível em www.transparenciacorporativa.org.br/trac2018/.