Votorantim comemora 100 anos

26/06/2018, 17h18

Em 2018, a Votorantim completou 100 anos. Este é um marco incomum na história empresarial brasileira.

São 100 anos de um compromisso com o desenvolvimento do país, com a criação de negócios duradouros, contribuindo para o crescimento das cidades e para a melhoria da vida das pessoas. Um compromisso que se renova, com um olhar para o futuro. Essa trajetória começa com a coragem de empreender e de inovar dos pioneiros que iniciaram os negócios, e que segue viva com as gerações seguintes.

A Votorantim nasce em 9 de janeiro de 1918, em um Brasil que somente três décadas antes havia abolido a escravatura e proclamado a República. Nasce na região de Sorocaba, no interior de São Paulo, como uma fábrica de tecidos (Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim), enquanto a Europa passava pela I Guerra Mundial (1914-1918). Em um país que ainda estava longe de se colocar entre as grandes nações do mundo.

Os pioneiros foram visionários quando decidiram investir na indústria de base, ainda nos anos 1930, quando o Brasil era um país eminentemente agrícola. Tiveram a coragem de construir uma fábrica de alumínio, nos anos 1950, quando ninguém acreditava que o Brasil pudesse concorrer nesse setor com o Canadá e com os EUA.

Tomaram a decisão de construir suas próprias usinas hidrelétricas para fornecer energia para suas fábricas, a partir dos anos 1950, quando perceberam que o poder público não teria condições de fazê-lo. E ainda fizeram isso com uma visão de preservação da natureza totalmente inédita para os padrões da época.

São muitos os momentos e decisões que inspiram quem hoje trabalha na Votorantim. Os desafios são enfrentados com ética, consciência social e cidadania. Esses valores se materializam no apoio às áreas de educação, saúde e ao desenvolvimento local. A capacidade de transformação e de renovação, a visão de longo prazo e o compromisso com o futuro inspiram a celebração do nosso centenário. Por isso dizemos que o Futuro é o Nosso Território.

Esse compromisso com o futuro se tangibilidade na escolha da Educação como uma das principais causas dos nossos 100 anos. A Votorantim está ampliando substancialmente seus investimentos nessa área por acreditar que a educação é um elemento fundamental para a transformação da sociedade, para a formação de cidadãos mais conscientes e para que o país seja desenvolvido.

Assim, construiremos juntos os próximos 100 anos. E além.

Fonte: http://www.votorantim100.com/100-anos