Modelo de governança corporativa

A nova estrutura de governança propicia uma visão equânime sobre os desafios de negócios e mecanismos que influenciam o mercado em nossas quatro Unidades de Negócio – VCBR (Brasil), América do Sul, VCNA (América do Norte) e VCEAA (Europa, Ásia e África) –, favorecendo o intercâmbio de boas práticas e as decisões de investimentos.

Cada uma dessas unidades está representada no GET – Global Executive Team (Time Executivo Global). Além dos vice-presidentes que respondem por essas regiões, o GET é integrado pelo presidente global da Votorantim Cimentos e por diretores executivos de quatro áreas globais que são estratégicas para a Companhia: Finanças & Votorantim Cimentos América Latina; Gente; Jurídico e Desenvolvimento Corporativo. O GET se reúne mensalmente para propor, decidir e acompanhar as ações que conduzem ao Nosso Norte.

Nossos direcionadores estratégicos são geridos pelos mais altos níveis decisórios da Empresa, com reporte direto ao Conselho de Administração.

Governança

Conselho de Administração
Responsável por gerenciar assuntos estratégicos e determinar políticas de curto e longo prazo, o Conselho de Administração é composto por seis membros efetivos, eleitos por Assembleia Geral, com mandato de dois anos. Um dos membros é independente. O Conselho de Administração é assessorado por quatro comitês:

Governança

Comitê de Auditoria Estatutária
Formado por 100% ​de membros independentes, monitora relatórios financeiros, controles internos, gestão de riscos, ouvidoria, cumprimento de leis e regulamentos e as atividades de auditoria interna e auditoria externa.

Governança

Comitê de Finanças
Com três a cinco membros, elabora cenários de mercado de médio e longo prazos, propõe e monitora metas anuais de desempenho e orçamento, bem como acompanha a evolução do mercado e os plano de investimentos.

Governança

Comitê de Remuneração e Pessoas
Seus três membros são eleitos e apoiam o Conselho de Administração na tomada de decisões relacionadas aos recursos humanos da companhia.​

Governança

Comitê de Estratégia
Composto por três a cinco membros, assessora o Conselho em questões estratégicas de curto, médio e longo prazos, como competitividade, novos mercados, oportunidades de investimento.​​​​​

Arraste para navegar na imagem
Votorantim Cimentos S.A