Untitled Document

Votorantim Cimentos participa de projeto de mobilização pela educação

Julho de 2009 - Com 33 unidades participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação, a Votorantim Cimentos apóia a iniciativa lançada pelo Instituto Votorantim na construção de uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública em 88 cidades de 18 Estados brasileiros, com base nos principais indicadores e instrumentos de gestão e avaliação do ensino no País. O projeto contempla três ações importantes: ativação do Blog da Educação, Prêmio Comunicador Parceiro da Educação e Concurso Tempos de Escola (informações abaixo).

Entre os objetivos do Parceria Votorantim pela Educação, estão a disseminação e o apoio às ferramentas e metas de Educação definidas tanto pelo Ministério da Educação (MEC), quanto pela sociedade civil, tais como: o PAR (Plano de Ações Articuladas), previsto no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) e as metas do Movimento Todos pela Educação. Desenvolvido em parceria com representantes de diversos setores da sociedade, o projeto prevê oficinas de capacitação para mobilizadores (funcionários do Grupo Votorantim), reuniões com agentes locais, encontros com o poder público, concursos para jovens e comunicadores e campanhas de comunicação, de acordo com as características e demanda de cada município.

Por meio do estímulo a ações de controle social, a iniciativa busca qualificar a demanda por educação, fortalecer iniciativas em prol da qualidade do ensino público no Brasil e mobilizar as comunidades onde o Grupo Votorantim atua, em todas as regiões do País. Cerca de 40% dos mobilizadores do Grupo no projeto são funcionários da Votorantim Cimentos, que participa com 33 unidades. Conheça a região de cada uma delas:

ESTADO
CIDADE
Bahia
Aratu
Ceará São Gonçalo do Amarante / Sobral
Distrito Federal Sobradinho
Goiás Cocalzinho de Goiás
Mato Grosso Nobres
Mato Grosso do Sul Campo Grande / Corumbá
Minas Gerais Itaú de Minas
Pará Barcarena
Paraíba Caaporã
Paraná Rio Branco do Sul
Pernambuco Paulista / Trindade
Rio de Janeiro Cantagalo / Volta Redonda
Rio Grande do Sul Esteio / Pinheiro Machado
Rondônia Porto Velho
São Paulo Araçariguama / Arujá / Cajamar / Cubatão / Itapecerica da Serra / Itapeva / Jaú / Salto de Pirapora / Santa Isabel / Votorantim
Santa Catarina Criciúma / Itajaí
Sergipe Laranjeiras
Tocantins Xambioá

Blog da Educação

Simultaneamente ao lançamento do projeto, o Instituto Votorantim coloca no ar o Blog Educação. O canal de comunicação é um dos eixos estratégicos do projeto e será a principal ferramenta para disseminação de conteúdo e debate de assuntos ligados à educação. Lárcio Benedetti, Gerente de Desenvolvimento Sociocultural do Instituto Votorantim, comenta que o Blog "representa o projeto em espaço virtual, criado com o objetivo de fomentar a discussão de ideias e ser um canal direto de comunicação com agentes locais". No endereço www.blogeducacao.org.br, os visitantes poderão encontrar pesquisas, artigos, matérias sobre educação e exemplos de práticas de sucesso realizadas nos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação.

Prêmio Comunicador Parceiro da Educação

Outra ação de destaque é o Prêmio Comunicador Parceiro da Educação. A iniciativa, voltada para jornalistas dos municípios participantes do projeto, visa a colocar a educação na pauta da imprensa local. O Prêmio irá reconhecer o trabalho de profissionais de comunicação que atuam em rádios, tevês, jornais, revistas e veículos on-line que têm atuação destacada na cobertura da temática educação. O regulamento está disponível no Blog Educação e as inscrições podem ser realizadas até 04 de setembro de 2009.

Concurso Tempos de Escola

Em parceria com MEC e Canal Futura, o Concurso Tempos de Escola reconhecerá os melhores textos de alunos de ensino fundamental e médio dos municípios participantes do Projeto Parceria Votorantim pela Educação. O Concurso está dividido em duas categorias: alunos de escolas da rede pública dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e alunos de escolas da rede pública das turmas de ensino médio (1º ao 3º ano). Também podem se inscrever os alunos de turmas de educação de jovens e adultos (até 29 anos) relacionadas a estes ciclos. As inscrições podem ser realizadas até 04 de setembro. Confira o regulamento completo no Blog da Educação.

Para mais informações sobre o projeto Parceria Votorantim pela Educação, acesse: Blog da Educação ou Site Instituto Votorantim. Se preferir, envie e-mail para comunicacao@votorantim-cimentos.com.br