Untitled Document

VC conclui investimentos no setor Argamassas e lança Guia Votomassa

Maio de 2009 - A Votorantim Cimentos, maior produtora de cimento, concreto e agregados do País, comemora a conclusão do investimento de R$ 50 milhões, anunciado no ano passado, para a expansão da capacidade de produção de argamassas em todo o País, e lança o Guia Votomassa, com todas as informações e orientações sobre Argamassas da Votorantim Cimentos voltadas para construtoras, engenheiros, arquitetos e técnicos, contribuindo para o aprimoramento do trabalho de aplicação de argamassas no Brasil.

O lançamento do Guia de Argamassas faz parte da estratégia de relacionamento da empresa com clientes e parceiros e reflete os seus esforços contínuos por excelência técnica. No seu conteúdo, a apresentação do portfólio e dos investimentos em tecnologia, pesquisas e serviços vem seguida de orientações técnicas e sugestões de melhor aproveitamento do material.

O Guia Votomassa será lançado oficialmente durante o VIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas (SBTA), que acontece entre 19 e 22 de maio, em Curitiba/PR.

Investimentos em argamassas

Além da aquisição e expansão, em 2008, de uma fábrica em Cajamar, no interior de SP, a Votorantim Cimentos deu início este ano à operação de três novas linhas de produção de argamassas localizadas em Pecém/CE, Aratu/BA e Esteio/RS, com total de R$ 50 milhões de investimentos. As novas operações se somam às cinco fábricas já existentes nas cidades de Barueri (SP), Curitiba (PR), Itaú de Minas (MG), Sobradinho (DF) e Caaporã (PB), totalizando nove unidades. Com isso, a empresa deverá atingir até o fim do ano uma capacidade de produção de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de argamassa por ano. O objetivo é alcançar, até 2012, capacidade total de 3 milhões de toneladas por ano de produção de argamassas. Para isso, a empresa pretende construir pelo menos mais três novas plantas no período: uma no Centro Oeste, uma no Sudeste e outra no Sul.

Guia Informativo

O Guia Votomassa chega ao mercado em um momento estratégico, quando o setor demanda cada vez mais de produtividade nas obras e menos desperdício de material. Para isso, o mercado vem apresentando evolução constante no sentido de racionalizar o canteiro de obras ao oferecer produtos e sistemas construtivos industrializados.

A argamassa industrializada apresenta diversos benefícios em relação aos sistemas preparados na própria obra. Entre eles, pode-se listar o impacto nos custos e na qualidade da construção: valor mais baixo por metro quadrado construído; menor necessidade de mão de obra; investimento planejado; nenhuma perda de material; qualidade e homogeneidade do produto; melhor desempenho; menos processos; canteiro de obras desobstruído e limpo; além de que, quando utilizada em silos, o produto industrializado não gera resíduos com a embalagem.

Estratégia de segmentação

Simultaneamente ao lançamento do Guia Votomassa, a Votorantim Cimentos anuncia a segmentação da área de argamassas para atender a construtoras e consumidor final com uma diferenciação que surgiu a partir da identificação de necessidades particulares destes clientes. As construtoras demandam soluções completas para o seu tipo de obra, com produtos de alta tecnologia e desempenho que resultem em melhoria na produtividade e qualidade. Para elas, a empresa oferecerá serviços com o sistema Matrix, que é mais técnico e direcionado para engenheiros de obras ou equipes de suprimentos das construtoras. O foco, neste caso, é na entrega e na precisão das informações técnicas e de desempenho sobre o produto.

Para o consumidor final, a empresa continua a oferecer uma linha completa de argamassas colantes ou de acabamento. São produtos para revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos, blocos de vidro, entre outros materiais, disponíveis em lojas de construção de todo o País. Este tipo de argamassa segue uma constante inovação em qualidade, tecnologia, modernidade e segurança de aplicação. São a principal ferramenta de trabalho de pedreiros e azulejistas e o seu desempenho impacta na qualidade do assentamento do revestimento escolhido pelo consumidor final.

Para acessar o PDF do Guia Votomassa, clique na imagem abaixo:

VC lança Guia Votomassa