1.Como faço para ser um fornecedor da Votorantim Cimentos?

Todos os fornecedores que possuem interesse em trabalhar conosco precisam primeiramente se pré cadastrar no Portal de Fornecedores da Votorantim Cimentos. Após o pré cadastro as informações das empresas serão armazenados em um banco de dados que ficará disponível para consulta de todos os usuários internos. Quando houver a necessidade de contratação, será disparado um convite interno para a finalização do processo de cadastro. A pré-qualificação será válida por um ano. Importante salientar que esse cadastro prévio não expressa uma relação comercial e não representa vínculo entre as partes, nem inclui qualquer obrigação da Votorantim Cimentos vir a contratar fornecedores que forem aprovados.

2. Realizei o pré cadastro, já posso fornecer para a Votorantim Cimentos?

Não. O pré-cadastro é uma triagem dos fornecedores para verificarmos se sua empresa está apta a trabalhar conosco e se seu tipo de prestação de serviço ou fornecimento está em linha com a nossa necessidade. Caso aprovado o pré-cadastro e identificada à necessidade de contratação, será disparado um convite interno através do comprador para a finalização do processo de cadastro.

3. Não fui aprovado no processo de cadastro e homologação de fornecedores da Votorantim Cimentos. O que devo fazer?

A qualquer momento os fornecedores não aprovados no processo de cadastro e homologação, podem identificar no próprio Portal de Fornecedores o motivo da não aprovação e providenciar a documentação ou informação faltante para uma nova reavaliação.

4. Fui convidado pela Ariba para me cadastrar. O que isso significa?

Significa que sua empresa foi convidada por um comprador de Suprimentos da Votorantim Cimentos a participar de um processo de concorrência. Para participar, é necessário garantir a aderência de sua empresa à plataforma Ariba, pois todos os procedimentos de compras realizados por suprimentos serão transitados por essa plataforma.

5. Me cadastrei no Portal Ariba, já posso fornecer para a Votorantim Cimentos?

Além do Portal Ariba, você precisa certificar que sua empresa já está aprovada no processo de cadastro e homologação de fornecedores da Votorantim Cimentos. Garantindo esses dois cadastros sim, sua empresa estará apta a participar dos procedimentos de compras da Votorantim Cimentos e ser contratado caso sua empresa seja a vencedora do processo. Importante salientar esses cadastros não expressam uma relação comercial e não representam vínculo entre as partes, tampouco incluem qualquer obrigação da Votorantim Cimentos vir a contratar fornecedores que forem aprovados.

6. Há algum custo para utilizar o Portal Ariba?

Não há custos para a adesão ao portal bem como para participação em cotações. As taxas só serão cobradas pela Ariba quando as compras forem efetivadas, ou seja, quando o fornecedor for efetivamente premiado com uma venda. Além disso, só há cobrança pela Ariba quando o fornecedor atingir 5 documentos que somados ultrapassem o valor de R$100 mil em 12 meses. Para conhecer todas as condições comerciais e fazer sua adesão à Ariba, entre em contato através do email comercial@ariba.com.

Para os fornecedores que utilizavam o portal Quadrem e migraram para o Ariba, as taxas permanecem as mesmas.

7. É possível ser fornecedor da Votorantim Cimentos sem aderir ao portal Ariba?

Não. Todas as compras feitas corporativamente pelo Departamento de Suprimentos da Votorantim Cimentos são feitas através do Portal Ariba.

8. Recentemente a Votorantim Cimentos mudou sua plataforma de transação comercial do Portal Quadrem para a Ariba. Por que?

Mudamos de plataforma para oferecer aos nossos parceiros uma rede global mais ampla, com funcionalidades mais avançadas. O novo Portal Ariba está conectado a mais de 2 milhões de empresas mundo afora, auxiliando-as nos seus processos de compra e venda de mercadorias e serviços. Podemos citar como principais benefícios a adesão ao Ariba pelos fornecedores a utilização de uma plataforma única de comunicação para receber os convites de cotações em concorrências comerciais, solicitação do frete pelo sistema, gerenciar e atualizar a Votorantim Cimentos quanto à previsão de entrega de cargas, aprovar a medição por serviços executados, ter visibilidade total do processo de pagamento, verificar o feedback em tempo real sobre a qualidade das Notas Fiscais de material sendo sinalizado se há qualquer equívoco no preenchimento que possa causar atraso no processo de pagamento, entre outros.

9. Já sou cadastrado no Portal Ariba e estou com problemas ou dúvidas para acessar e enviar informações. Com quem posso falar?

Telefonar para o atendimento Ariba no contato 0800 891 3988.
a) Dificuldade com acesso ou senha – opção 3.
b) Dúvidas para responder a uma cotação – opção 1.
c) Dúvidas para responder um processo de concorrência ou contratação – opção 2.

10. O que preciso saber para responder uma cotação?

Preço:
a) Materiais: preço unitário a ser informado com ICMS e PIS/COFINS
b) Serviços: preço unitário com os impostos;
Quantidade: a quantidade solicitada pela Votorantim conforme unidade de medida especificada na concorrência;
Origem do Material: informar se é nacional, importado ou nacionalizado conforme lista de opções no portal Ariba
Quantidade por Preço: informar a quantidade a qual o preço se refere (geralmente se refere a uma unidade, porém este é um ponto de atenção necessária)
Unidade de Medida: unidade de medida utilizada na proposta;
Prazo de entrega: a quantidade de dias para a entrega deve ser preenchida em dias
Condição de pagamento: informar a condições conforme lista de opções apresentadas no portal Ariba
Incoterm: tipo de incoterm conforme lista de opções apresentadas no portal Ariba
Incoterm Complemento: informar a proposta do local de entrega – exemplo: Planta XXX da Votorantim
NCM: preencher observando o formato ####.##.##
Notas do Fornecedor: campo livre para comentários e observações do fornecedor;
Anexo: a ferramenta possibilita inserir anexos para ser enviados a Votorantim e analisados durante a concorrência.

11. Já sou fornecedor da Votorantim Cimentos e quero saber quando serei pago. Como faço para verificar a previsão de pagamento?

Dentro do Portal Ariba há a funcionalidade de consulta de pagamentos programados. Para verificar essa informação, você deverá realizar o seu acesso na plataforma, clicar na Caixa de Entrada e depois na opção Pagamentos Programados. Caso a nota não conste no Ariba, você deverá entrar em contato com o Atendimento Financeiro da Votorantim Cimentos através do email atendimento.financeiro@votorantim.com

12. Prestei serviço para a Votorantim Cimentos. Como faço para enviar a Nota fiscal para o pagamento?

A Nota Fiscal (NF) de prestação de serviço poderá ser emitida somente após a mediação feita pela planta através da Folha de serviço via plataforma Ariba. Após, esta medição deverá ser aprovada no portal pela empresa contratada e somente assim emitida a NF. Veja algumas informações importantes:

a) Notas com Folhas de Serviço não aprovadas pela empresa contratada no Portal Ariba serão recusadas.
b) A data de emissão da NF deve ser posterior à data da aprovação da folha. Do contrário, a nota será recusada.
c) A nota deve ser emitida e enviada a Votorantim Cimentos para lançamento até dia 26 de cada mês. Notas posteriores serão recusadas.
d) A nota física deverá ser entregue ao responsável da planta.
e) Uma cópia da nota em PDF precisa ser encaminhada para o e-mail recebimentovotorantim@simconsultas.com.br
f) Notas com valores, quantidades ou impostos diferentes da folha serão recusadas.

13. Como faço para enviar o arquivo XML de NF ou CTE?

14. Qual o canal de atendimento quando necessito alteração de dados cadastrais/dados bancários?

Caso sua empresa já possua cadastro com a Votorantim Cimentos e precise alterar seus dados bancários, deverá enviar um e-mail para fornecedoresvotorantim@vcimentos.com com uma cópia do comprovante bancário (cheque, cartão ou cópia do extrato online). No documento é necessário que apareça o CNPJ, banco, conta corrente e agência.

15. O processo de recebimento de materiais pelos almoxarifados das plantas passou a ser automatizado via TOTEM. O que mudou?

A partir de 16/10/17 passou a ser obrigatório o cadastro do motorista e do veículo em todas as unidades Votorantim .No novo processo, o motorista deverá bipar as NF s e CTEs no TOTEM. Todo caminhão deverá obrigatoriamente se dirigir até a “casa do motorista” para realização do cadastro do veículo e motorista antes de entrar nas dependências da Votorantim Cimentos. Somente com esse cadastro será liberada sua entrada na planta para pesagem e descarga. Além disso, é a obrigatória a utilização de EPI`s fornecidos pela transportadora (capacete com jugular, óculos de proteção, colete inteiro refletivo, luvas de vaqueta, calça comprida e camisa meia manga e sapato de segurança com biqueira).

16. Quais são os documentos necessários para realizar o cadastro do veículo e motorista no caso de descarga de materiais nas plantas da VC?

Estar em posse da sua CNH e documento original do veículo em dia. Com o cadastro realizado, motorista assiste um vídeo de integração de segurança e realiza um teste de compreensão. Se aprovado, receberá um passaporte com validade de 6 meses dispensando-o da etapa de integração em futuras entregas.

Para a realização do cadastro, o motorista deverá estar em posse da documento original do veículo (CRV) e de sua Carteira de Habilitação (CNH). O Horário de cadastro nas unidades é das 07:30hs as 13:00hs. Caso o motorista em exercício nunca tenha realizado seu cadastro na VC ou o mesmo já tenha expirado (validade: 6 meses), a Votorantim recomenda que o mesmo chegue na unidade no máximo até as 13:00 horas da tarde de modo efetuar o trâmite de cadastro e descarga no mesmo dia. Não será autorizada a entrada de nenhum motorista sem os devidos equipamentos de segurança ( Capacete c/Jugular, óculos de proteção, colete inteiro refletivo, luvas de vaqueta, calça cumprida e camisa, sapato de segurança c/ biqueira). Contamos com a adequação dos nossos fornecedores e agradecemos antecipadamente pela parceria de sempre.